domingo, 12 de setembro de 2010

O receptor de lixo.

Antes da metade do século XVIII, o processo produtivo era artesanal, de baixa qualidade, manufaturado e com baixa escala de produção. Mas com o aparecimento das máquinas o processo produtivo passou ser uniforme, ágil, com alta qualidade, de baixo custo e em maior número de produção. Até ai tudo bem. Toda essa mudança resultou na Revolução industrial, tendo sua origem na Inglaterra até se difundir pro resto do mundo. Havendo assim a concretização do capitalismo, citado por grandes pensadores como um “produto da revolução industrial”.

Bem, pós Revolução Industrial o processo produtivo tornou-se incontrolável, visando mais ganhos e menos gastos, estimulado uma concorrência frenética e descobrindo novos mercados consumidores. Reflexo disso podemos ver que, hoje em dia, temos vários pares de tênis, sapatos, várias camisetas, calças, cintos, relógios e por aí vai.

Mas já parou pra pensar o porquê dessa necessidade de consumo? O quão você realmente necessita? Para onde vai toda essa parafernália consumida diretamente ou indiretamente por nós?

Pois é, acontece que pós revolução industrial a agressão ambiental foi se alastrando e tomando proporções imensuráveis . Tendo em vista que houve cerca de 4 séculos de agressão ao meio ambiente, e só agora, tardiamente, a educação ambiental está ganhando a atenção que merece. Tudo isso nos faz repensar sobre a necessidade de se discutir o assunto.

Reciclagem, reaproveitamento, tecnologias verdes, silvicultura, consumo consciente, será tudo isso suficiente? Isso eu não sei, e nem sei se é possível repor o dano que se faz na mesma proporção, mas que é necessário isso eu estou de acordo. Há de zelar para obter bons frutos, afinal, não sabemos até quando os recursos naturais suportarão. Contudo, em meio a todo esse devaneio real ou irreal, venho desenvolvendo uma teoria chamada “teoria do reaproveitamento”, um estudo um pouco mais radical que o habitual. Mais pra frente pretende posta-la com riquezas em detalhes.

Bem um fator interessante é a quantidade de habitantes que há em nosso planeta terra, se não me falham os dados que vi, são cerca de quase 7 bilhões de pessoas. Já parou pra pensar? 7bilhões! Imagine a quantidade de lixo que você produz por dia, e agora imagine isso em relação a 7 bilhões de pessoas. É Lixo pra dar e vender, ou comprar! Países como o nosso Brasil – bolero, ganha pra receber lixo europeu.

Alguns países da Europa já não suportam sua própria produção de lixo, nem tudo se recicla. Bom seria seguir o exemplo dos países escandinavos, com uma educação ambiental de fazer inveja, mas como pra tudo se da um jeito, pra isso temos os países “receptores de lixo”!

E amanhã, é um novo dia, o que eu farei? Comprarei várias roupas, pra passar meu tempo e matar meu stress, ou economizarei água e no almoço comerei bife?rsrsrs

Um comentário: